CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Terapia Sistêmica


Terapia Sistêmica


A terapia sistêmica faz com que as pessoas olhem para o mundo de uma maneira diferente, criando um pensamento sistêmico, onde o todo é o mais importante. Pensar sistematicamente é pensar em todas as coisas conectadas, na interdependência dos fatores. Quando entendemos que todos fazemos parte de uma teia, de uma rede de conecções, entendemos que dependemos de tudo o que temos a nossa volta para sermos quem somos.

O pensamento sistêmico nos faz entender que o todo é considerado maior que a soma de suas partes e que uma mudança qualquer em uma das partes, afeta o sistema como um todo.
Compreendendo o que é o contexto, podemos dizer que a abordagem sistêmica é uma maneira de abordar, de ver, de situar, de pensar um problema em relação ao seu contexto.
Abordar quer dizer achegar-se, aproximar-se. Abordar um problema é chegar até ele, aproximar-se dele. É também adquirir intimidade com o problema, penetrar nele, estudá-lo minuciosamente, nos seus mínimos detalhes e interligações com o contexto.
A abordagem sistêmica nos ensina perceber a pessoa humana na sua “relação com” a família, a sociedade, com seus valores e crenças.
Pensar sistemicamente exige uma nova forma de olhar o mundo, o homem, e conseqüentemente, exige também uma mudança de postura, para se viver de um maneira mais saudável.


O pensamento sistêmico possibilita:
• Levar em consideração múltiplos focos, aspectos, variáveis e relações;
• Buscar várias soluções combinadas para resolver um problema e aprender algo com a situação;
• Gerar várias interpretações, sem necessariamente fazer julgamentos apressados;
• Buscar por alternativas que não haviam sido consideradas antes;
• Analisar todas as conseqüências que podem surgir com uma decisão;
• Ser capaz de projetar um horizonte mais realista;
• Desenvolver a habilidade de observação;
• Permitir que sejamos sempre aprendizes, independentemente da situação ser semelhante a outras já vividas.

Pensamento Linear X Pensamento Sistêmico


Pensamento Linear X Pensamento Sistêmico

A mudança de paradigma do pensamento linear para o pensamento sistêmico iniciou no século passado, quando passou a se observar que o pensamento linear simplificava a realidade, como se as perguntas possuíssem somente uma resposta.
Apesar do pensamento linear ser um conceito necessário e fundamental para algumas áreas do conhecimento que necessitam de uma abordagem de causa e efeito, esta abordagem não é suficiente nos casos que envolvem sentimentos e emoções. Ou seja, não é capaz de tratar e entender a totalidade da vida humana. Assim, surgiu o pensamento sistêmico ou holístico que admite que as perguntas não possuem apenas uma resposta. Aliás, geralmente, possuem várias respostas e que muitas vezes são até contraditórias. Tomar uma decisão sem ter a visão do todo pode gerar decisões unilaterais, isoladas e pouco efetivas. Daí precede a necessidade de melhorar nossa capacidade de compreender o encadeamento das ações e dos elementos dentro de uma relação. (autor desconhecido)

Psicologia Corporal


Sobre a Psicologia Corporal

Desde o momento em que somos concebidos existem células que estam compondo nosso corpo. Este corpo ainda no útero, comunica-se e faz contato com as pessoas e com o mundo que o rodeia, sentindo e respondendo aos estímulos do meio, principalmente aos estresses, que vão sendo gravados, permanecendo ancorados em nossa memória celular. Tudo aquilo que registramos refletirá em nossas vidas com o passar do tempo.
O corpo não mente. Seu tom, cor, postura, proporções, movimentos e tensões e vitalidade expressam o interior da pessoa. O corpo conta sobre nossa história emocional e nossos mais profundos sentimentos, caráter e personalidade, é por meio dele que devemos resgatar as emoções mais profundas, restabelecendo a mobilidade biopsíquica através da flexibilização da couraça.
A Psicologia Corporal é uma ciência que se dedica a estudar as manifestações comportamentais e energéticas da mente sobre o corpo e do corpo sobre a mente, tratando-as em seu conjunto e em sua relação funcional. Tem por objetivo reencontrar a capacidade do ser humano em regular a sua própria energia e, por conseqüência, seus pensamentos e emoções.
O caráter se forma com base nos bloqueios sofridos nas etapas do desenvolvimento psico-emocional que a criança atravessa desde o momento da fecundação e serão decisivas para a formação de seu caráter. Um estresse sofrido em uma ou mais etapas irá determinar o tipo ou traço de caráter e, conseqüentemente a forma dessa pessoa funcionar perante a vida.
A Psicologia Corporal trabalha em criar uma abertura desta couraça e flexibilizá-la para que o indivíduo possa viver de uma maneira mais saudável.


Couraça – é o resultado da energia contida por uma contração muscular que não flui pelo corpo. É a forma que a pessoa encontrou para se proteger de ameaças internas ou externas.
Caráter – é o verniz social, a máscara cultural, o jeito que o indivíduo funciona. É o jeito único de cada um.

sábado, 12 de julho de 2008

E. M. D. R.


O que é o E.M.D.R.?
A sigla E.M.D.R. significa Eye Movement Desensitization and Reprocessing conhecida no Brasil como Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares.

Como surgiu?
O método foi desenvolvido nos Estados Unidos pela Dra. Francine Shapiro, quando ela começou a seguinte experiência: deliberadamente pensava sobre coisas do seu passado e presente que lhe incomodavam, enquanto mexia os olhos. Todas às vezes que fazia isso a perturbação cessava.

Como funciona?O EMDR “não é apenas movimentos oculares”, é um trabalho complexo que exige o conhecimento da história clínica do cliente, diagnóstico apropriado, desenvolvimento de uma relação empática terapeuta/cliente e a preparação para o EMDR em si. Os movimentos são realizados em conjunto com a psicoterapia para ajudar o cliente a integrar os traumas processados.

Como atua em nosso cérebro?
Ao fazer o movimento com os olhos de um lado para o outro o hemisfério direito (emocional) e esquerdo (racional) do cérebro trocam informações. Esta troca possibilita que o material inconsciente/emocional passe a vir à consciência/racional, integrando as informações armazenadas por eles.

Como acontece uma sessão de E.M.D.R.?
O cliente escolhe uma situação de um problema específico que deseja trabalhar. Analisando o problema escolhido é identificado qual é a lembrança perturbadora ou pensamento negativo. Então. ele procura manter em mente a cena, um sentimento, um pensamento e as crenças negativas, enquanto o terapeuta realiza os movimentos bilaterais. A estimulação bilateral é feita até que o cliente relate que aquela situação não desencadeia nenhum sentimento perturbador e, ele possa agora integrar o evento em sua vida de uma maneira adaptativa.

Quais são as vantagens do E.M.D.R?
Umas das vantagem mais significativas, nos tempos de hoje, é a duração deste processo. Dependendo da situação trabalhada o cliente pode ver resultados já na quarta sessão. Isto se deve ao fato dela ser estruturada e focada naquilo que se busca. Assim, o quanto antes, o indivíduo pode voltar a ter atitudes mais funcionais em sua vida.

Em que casos ele pode ser utilizado?
· Depressão
  Transtorno de ansiedade
· Síndrome do pânico
· Luto
· Medo / Fobia
· Culpa
· Auto-estima
· Angústia
· Relacionamento interpessoal
· Transtorno de Estresse Pós-Traumático
· Dependência química
· Somatizações
· Estresse
· Transtorno Alimentar (obesidade, bulimia, anorexia)
· Dor crônica
· Instalação de recursos positivos


Você pode obter mais informações sobre o EMDR no site http://www.emdrbrasil.com.br/
www.daniellekrizanovski.com.br