CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Psicologia Corporal


Sobre a Psicologia Corporal

Desde o momento em que somos concebidos existem células que estam compondo nosso corpo. Este corpo ainda no útero, comunica-se e faz contato com as pessoas e com o mundo que o rodeia, sentindo e respondendo aos estímulos do meio, principalmente aos estresses, que vão sendo gravados, permanecendo ancorados em nossa memória celular. Tudo aquilo que registramos refletirá em nossas vidas com o passar do tempo.
O corpo não mente. Seu tom, cor, postura, proporções, movimentos e tensões e vitalidade expressam o interior da pessoa. O corpo conta sobre nossa história emocional e nossos mais profundos sentimentos, caráter e personalidade, é por meio dele que devemos resgatar as emoções mais profundas, restabelecendo a mobilidade biopsíquica através da flexibilização da couraça.
A Psicologia Corporal é uma ciência que se dedica a estudar as manifestações comportamentais e energéticas da mente sobre o corpo e do corpo sobre a mente, tratando-as em seu conjunto e em sua relação funcional. Tem por objetivo reencontrar a capacidade do ser humano em regular a sua própria energia e, por conseqüência, seus pensamentos e emoções.
O caráter se forma com base nos bloqueios sofridos nas etapas do desenvolvimento psico-emocional que a criança atravessa desde o momento da fecundação e serão decisivas para a formação de seu caráter. Um estresse sofrido em uma ou mais etapas irá determinar o tipo ou traço de caráter e, conseqüentemente a forma dessa pessoa funcionar perante a vida.
A Psicologia Corporal trabalha em criar uma abertura desta couraça e flexibilizá-la para que o indivíduo possa viver de uma maneira mais saudável.


Couraça – é o resultado da energia contida por uma contração muscular que não flui pelo corpo. É a forma que a pessoa encontrou para se proteger de ameaças internas ou externas.
Caráter – é o verniz social, a máscara cultural, o jeito que o indivíduo funciona. É o jeito único de cada um.

0 comentários: